terça-feira, 4 de novembro de 2008

REGISTROS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


























Uma colcha de retalhos que aviva a memória e aquece corações

Como uma colcha de retalhos, tudo começou com recortes: desenhos, histórias... a colcha foi crescendo, tornando-se mais bela, e terminou gerando muito, muito calor humano! Ao trabalhar com os alunos fatos importantes de suas vidas eles foram levados a se encontrar com as lembranças do próprio passado. Por meio de imagens, diferentes objetos e relatos, puderam comparar diferentes momentos vividos por cada um.Por fim, a proposta da criação da colcha veio possibilitar a expressão dos próprios alunos, que, utilizando desenhos, retrataram fatos significativos de suas vidas. O trabalho chamou a atenção pela sua beleza plástica e pelo grande envolvimento de todos.O final perfeito para um projeto que reuniu aprendizado, leitura, pintura e valores. Bom para a mente, bom para o coração!
































Observamos que na nossa sociedade tecnológica e consumista, muitas brincadeiras tradicionais foram sendo abandonadas e substituídas por brinquedos eletrônicos, alguns dos quais fazem tudo sozinhos, exigindo o mínimo de participação da criança, geralmente pedindo apenas para apertar alguns botões. Esses brinquedos, que não representam um desafio a quem os manipula, são logo postos de lado e prontamente substituídos por outros que a mídia se empenha em vender. O resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais, sua produção e as possibilidades de exploração por eles oferecidas, devem ser objetivos de toda escola, pois além de fazerem parte da cultura da infância, podem estimular a criatividade, a coordenação motora, a imaginação, a percepção visual, auditiva e tátil e a concentração. “As brincadeiras alimentam o espírito imaginativo, exploratório e inventivo do faz-de-conta e a isso chamamos de lúdico. Brincar tem o sabor de desconhecer o que se conhece, pois cada brincadeira é um universo a ser sempre (re)descoberto, (re)vivido, (re)aprendido” (Pereira, 2000). Creio que fica evidente, para pais e professores, a importância de valorizar as brincadeiras e brinquedos tradicionais da infância com suas crianças, dando-lhes o tempo, o espaço e a oportunidade de brincarem, de serem crianças e de viverem uma infância que merecerá ser lembrada no futuro como feliz e repleta de brincadeiras. Se os próprios adultos puderem lembrar e reviver suas experiências de infância com seus filhos e alunos, ainda melhor. Se não tiveram esta vivência, eis uma oportunidade nova de brincar...

PEREIRA, Eugenio Tadeu. Brinquedos e Infância. In: SEF/MEC. Revista Criança do Professor de Educação Infantil. No. 37 - Nov/02











































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