PROBLEMA:
Como o resgate aos brinquedos poderá interferir para tornar o educando ativo no processo de sua construção?
OBJETIVO GERAL:
Estimular o educando a resgatar as raízes dos brinquedos infantis e a interagir com elas, de modo a tornar-se parte integrante desta construção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Resgatar alguns brinquedos utilizados por nossos pais e avós;
- Oportunizar ao educando o prazer de participar de seu processo de construção;
- Despertar um novo olhar sobre os brinquedos e brincadeiras atuais.
- Proporcionar momentos de reflexão, construção e socialização dos brinquedos resgatados.
ATIVIDADES:
- Leitura do texto: “A boneca no bolso: Vassalisa, a sabida” de Clarisssa Pinkoa Estes;
- Debate sobre o texto anterior;
- Construção das bonecas de pano;
- Leitura do texto: “A colcha de retalhos” de Conceil Correa da Silva;
- Momento de sensibilização para buscar na memória um fato importante de sua vida;
- Esboço da imagem a ser utilizada na colcha de retalhos.
- Construção individual das partes da colcha (pintura com tinta de tecido em lonitas de 20 por 30 cm cada);
- Exposição na escola, das bonecas e da colcha de retalhos, com explanação individual sobre sua construção.
CRONOLOGIA:
3º bimestre
TURMA:
7ª série.
RECURSOS:
- Aparelho de som e cds;
- Máquina fotográfica;
- Xérox (textos);
- Tecidos, linhas e agulhas;
- Fibras;
- Lonitas, tintas e pincéis;
- Rendas de algodão;
- Material de desenho (caderno, lápis, borracha, lápis de cor entre outros).
AVALIAÇÃO:
- Envolvimento nas atividades propostas;
- Construção individual (bonecas, projeto e colcha de retalhos);
- Exposição dos trabalhos na escola;
- Seminário de socialização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário